
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiquera reuniu os Agentes de Endemias do Município para participarem de um treinamento sobre diagnóstico e tratamento de Leishmaniose (Calazar). A capacitação foi dada pelos técnicos da BRS de Itaberaba, Valmir Brandão e Antônio.
Foram 04 (quatro) dias de treinamento sendo, 02 (dois) de aulas teóricas e 02 (dois) práticas, com realização de testes rápidos e coleta venosa dos cães.
O prefeito Ivan Almeida elogiou a iniciativa, destacando que “atualizar os profissionais da saúde auxilia na identificação da doença de forma correta, na escolha do tratamento adequado, evitando o agravamento do caso”.
Segundo o Ministério da Saúde, a leishmaniose visceral é uma doença infecciosa, transmitida por inseto vetor e o cão é a principal fonte de infecção. A doença vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou problema de saúde pública.
É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia. Quando não tratada, pode matar em mais de 90% dos casos.
Prefeitura Municipal de Ibiquera - Nasce uma Nova Ibiquera