Prefeitura de Ibiquera usa Carro Fumacê para Combater o Mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Ibiquera, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Divep iniciou no Município, a pulverização de inseticida, popularmente conhecido como “fumacê”, para combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. O fumacê será aplicado pela Equipe do Núcleo Regional Centro Leste nos dias 12/05, 15/05, 18/05, 21/05, e 24/05 sempre a partir das 17:00h.

Prefeitura de Ibiquera usa Carro Fumacê para Combater o Mosquito Aedes Aegypti

O veículo lança um inseticida por meio da pulverização, atingindo locais onde o mosquito se esconde. Por ser um produto químico, ele só é utilizado em períodos epidemiológicos específicos da doença, respeitando os intervalos de aplicação, de modo que a saúde da população não seja colocada em risco.

Segundo o Prefeito Dr. Ivan Almeida, as ações de combate ao mosquito não se restringem apenas à aplicação do inseticida. “Esta é apenas uma medida de controle da proliferação do inseto, as ações cotidianas devem ser intensificadas principalmente através da ajuda da população”.

- Orientações à população: A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga. Cobrir com plástico ou tecido gaiolas de pássaros, lavar com água e sabão os bebedouros de animais após a aplicação do inseticida e manter-se longe do veículo enquanto estiver realizando os trabalhos. Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou permanecer em um cômodo da casa, com a porta fechada e um pano úmido na soleira da porta.

#PrefeituraMunicipalDeIbiquera #SecretariaMunicipalDeSaúde #NasceUmaNovaIbiquera