A Administração Pública do Município de Ibiquera, denominada NASCE UMA NOVA IBIQUERA, por seu Prefeito, em relação a matéria veiculada no site do Jornal da Chapada, em 8/08/2019, em que dois vereadores de oposição denunciam a gestão por irregularidade no contrato nº 60/2017, correspondente à limpeza pública, tem a esclarecer o seguinte:
“Não procede, em hipótese alguma, a denúncia formulada pelos vereadores de oposição de Ibiquera, não passando de inconformismo com a perda do Poder, e com a atual administração transparente, democrática, republicana e desenvolvimentista, que vem colocando Ibiquera nos trilhos e melhorando a qualidade de vida da população.
Inconformismo com a perda do Poder, afinal foram 20 (vinte) anos de desmando; de utilização da coisa pública, em proveito próprio; de não realização de bons serviços.
A população era jogada às traças, abandonada, desrespeitada nos seus direitos, principalmente as pessoas da zona rural.
Hoje Ibiquera é administrada por pessoas responsáveis, tendo o Prefeito à frente, que leva a sério e respeita a coisa pública, aplicando os recursos, centavo a centavo, com austeridade, planejamento, enfim, eficiência, visando o desenvolvimento do Município, com a consequente melhoria de qualidade de vida de um povo, que, ao longo de 20 anos, foi maltratado e desrespeitado em seus direitos.
O inconformismo é porque a merenda escolar dos alunos era bolacha com “ksuco”, quando tinha. Hoje a merenda é de qualidade, com cardápio elaborado por nutricionista, que trabalha no Município desde o inicio da gestão.
O inconformismo é porque a saúde de Ibiquera era representada por um médico, que ficava na cidade apenas 2 dias na semana. Hoje Ibiquera conta com 2 médicos durante a semana; 03 médicos especialistas atendendo uma vez por mês; 05 enfermeiras; 01 dentista; 02 psicólogas; 01 fisioterapeuta. Existia um local que chamavam de posto de saúde, um lixo. A nova administração construiu uma Unidade de Emergência, denominada Carmen Sorrentino, equipada com o que há de mais moderno, trazendo conforto e segurança à população, no atendimento à saúde.
O inconformismo é porque a Assistência Social existia apenas no nome e hoje funciona, tendo 02 assistentes sociais e 01 uma psicóloga, diagnosticando os problemas sociais da população e procurando resolvê-los.
O inconformismo é porque as estradas eram intransitáveis e hoje se encontram todas recuperadas, facilitando o trânsito, a locomoção, em respeito ao direito da população, principalmente da zona rural, que vem a feira vender seus produtos e adquirir o pão de cada dia.
O inconformismo é porque, dentre tantas mazelas, a pior delas era a humilhação aos funcionários e fornecedores, pagando-os com 3 ou 4 meses de atraso, sendo que hoje a atual administração honra os compromissos, pagando em dia.
A atual Gestão não está surpresa com essa infundada denuncia, é que o ano eleitoral está se aproximando e a oposição de Ibiquera, percebendo que será massacrada nas urnas, não vislumbra outro caminho, senão o de lançar mão do DENUNCISMO, partindo para a prática das inverdades e das ofensas descabidas.
O prefeito destaca, ainda, que são falsas e caluniosas as referidas denúncias publicadas, porque os referidos vereadores, no afã de confundir a opinião pública, esconderam a verdade sobre as ações trabalhistas citadas, na qual, a própria Justiça do Trabalho sentenciou no Processo nº 0000060-25.2019.5.05.0201: “Julgo totalmente improcedente a ação proposta por Rodolfo José de Souza em face de DMS Construtora e Transporte Ltda e município de Ibiquera, na forma da fundamentação que integra a decisão para todos os fins”.
No segundo, processo nº 0000096-67.2019.5.05.0201, ainda não houve sentença do Juiz. Porém, o Reclamante Renivaldo Nascimento Santos, alega que: “(…) Trabalhava como vigia noturno, guardando a Rua das Princesas, trabalhando próximo à velha Usina, onde tomava conta dos veículos do Município de Ibiquera, consoante a seguinte jornada de trabalho (…)”. E contra essa alegação defende-se a empresa. Mas, é fato que este processo também não teria qualquer relação com a prestação de serviço de limpeza.
Logo, onde estaria a alegada prova da “inexistência de prestação de serviço de limpeza”?, questiona o prefeito, já que os processos na matéria veiculada evidenciam não ter qualquer relação com limpeza pública do Município.
Ora, limpeza pública e poda de árvores não são serviços que possam ser escondidos da população. Todos os dias há limpeza nas ruas, nas portas de todos os habitantes da cidade! E isso não é algo que se possa esconder! Se a Administração não estivesse prestando o serviço de varrição e limpeza das vias públicas, para onde estaria indo todo lixo que naturalmente se acumularia ao logo desses 3 (três) anos? Acaso levado pelo vento?
Ao invés de lidar com a verdade, os vereadores que fazem oposição à atual Administração, preferiram se apegar a duas ações trabalhistas que não têm qualquer relação com a prestação de serviço de limpeza em vias púbicas do Município de Ibiquera.
Naqueles processos não se tratou de averiguar se a Prefeitura executava ou não a limpeza pública, isso não era a sua finalidade, mas, se aqueles dois senhores eram ou não empregados da empresa, sendo que um deles já sucumbiu.
Esclarecendo, continuou o Prefeito: “o inconformismo da oposição é porque acabou “a boquinha”, pois, os que levaram Ibiquera ao caos, tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, enquanto a atual Administração Municipal teve suas contas aprovadas.
A gestão Nasce uma Nova Ibiquera, administra com transparência, de forma republicana, observando os princípios estabelecidos no art. 37, da Constituição Federal e na Lei da Transparência, nº 12.527/2011. Assim, todos os atos da Administração NASCE UMA NOVA IBIQUERA, podem ser localizados por qualquer cidadão nos seguintes sites: www.ibiquera.ba.gov.br; www.e-tcm.ba.gov.br.
Enquanto a oposição, que massacrava a população fica a pensar na próxima invenção para denunciar, a atual administração municipal continua a trabalhar. Não é atoa que já está com uma nova praça que tantos benefícios trará à população, pronta para inaugurar, além de outras obras que estão em andamento”, conclui o gestor municipal.