Mesmo com as dificuldades impostas pelos recentes acontecimentos, centenas de gestores e técnicos da assistência social dos municípios e do Governo da Bahia se reuniram nesta terça-feira (29) em Salvador para discutir o fortalecimento dos serviços de proteção social para crianças e adolescentes. A mesa de abertura do seminário, intitulado "Proteja Bahia, contou com as presenças do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, e da superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa.
Para representar o município de Ibiquera a Prefeitura Municipal enviou a Secretária de Assistência Social Geiza Line acompanhada pelo Conselheiro Tutelar Estácio Oliveira da Silva, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos para obter um melhor desenvolvimento social no município, além de participarem da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no dia 28 também participaram do Seminário Proteja Bahia nos dias 29 e 30 de maio.
Abrindo as discussões, o secretário Cezar Lisboa, que também é coordenador do programa Pacto Pela Vida, fez uma análise do atual contexto de proteção às crianças e adolescentes e instigou os participantes a pensar novas formas de abordagem e de atuação na solução de questões envolvendo a juventude.
"Nós ainda não estamos conseguindo socializar os nossos jovens, no sentido de que eles possam ter uma vida plena. Esse talvez seja um dos maiores desafios que a nossa sociedade tem hoje, e se não fizermos isso, não conseguiremos com que esse jovem possa se incorporar e se integrar à sociedade. Não podemos mais ficar nessa história de que os jovens são o futuro do país: eles são o hoje, o nosso presente", afirmou o secretário.
Diante de todas as dificuldades com greves e chuva na cidade de Salvador o Município de Ibiquera participou de duas reuniões nos dias 29 e 30 realizadas pelo estado, o evento foi maravilhoso com temas de suma importância e que nos ajudará obter o melhor desenvolvimento dos direitos das Crianças e Adolescentes, a SJDHDS está de parabéns, para me foi enriquecedor, declarou a Secretária de Assistência Social Geiza Line.
O evento aconteceu durante todo o dia e ainda teve uma extensa programação nesta quarta-feira (30). Mais de 500 participantes, de 175 municípios baianos, compareceram nos debates, e foram discutidos fluxos e metodologias do sistema de proteção social.
"Nós temos a grande missão de fazer aquilo que as nossas crianças e adolescentes precisam, por isso estamos aqui reunidos. A agenda do Proteja Bahia é atemporal, mas ela tem marcas e conquistas especiais em 2018, e agora avançamos ainda mais na campanha de proteção lançada recentemente e acolhida por todos os municípios com o único objetivo de atender a todos e todas", pontuou a superintendente Leísa Sousa.
Nesta terça-feira (30), os participantes acompanharam as palestras "Dados e debates atuais sobre violações de direitos de Crianças e Adolescentes" e "Proteção Social e Violação de Direitos" e também participaram de uma apresentação sobre a agenda de convergência do Proteja Bahia e de uma oficinas com técnicos e gestores da área.
ASCOM | Prefeitura Municipal de Ibiquera - Nasce uma Nova Ibiquera | Com informações do SJDHDS.