1. JAWS for Windows
O JAWS (Job Acess With Speech) é sem dúvida o principal leitor de telas do mercado. Desenvolvido pela Freedom Scientific o software é considerado por muitos o melhor e mais completo leitor de telas para plataforma Windows. Atualmente na versão 12, o sofware permite aos usuários cegos ou com baixa visão acesso quase que total as principais funcionalidades do sistema, desde manipulação de pastas e arquivos, configuração e personalização do sistema, criação e edição de documentos no pacote de escritório Office, navegação em sites da internet, entre outras funcionalidades.
Desenvolvedor: Freedom Scientific | Versão: 2020 Demo (sessões de 45 minutos)
2. Virtual Vision
Desenvolvido em 1997 pela empresa Brasileira Micropower, é o único leitor de telas totalmente desenvolvido no Brasil. Esse leitor tupiniquim roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com os principais programas normalmente utilizados em um computador, reconhecendo assim Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, MSN, Skype, entre outros.
Desenvolvedor: MicroPower | Versão: 10 Demo (sessões de 30 minutos
3. NDVA
O NVDA (Non Visual Desktop Access ) é um leitor de telas gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo pela contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte da população. O projeto foi iniciado em meados de 2006, pelo jovem australiano Michael Curran, mas ainda está um pouco aquém dos seus principais concorrentes comerciais nos quesitos de funcionalidades e interação com o sistema, no entanto o leitor está evoluindo a passos largos. Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.
Desenvolvedor: NV Access | Versão: 2019.3 (Gratuíto e com Código Aberto)
4. Orca
Assim como o NVDA, o Orca também é um sofware gratuito e de código aberto. O diferencial aqui é que ele roda em Sistema Operacional Linux. O Orca além de leitor de telas é também um ampliador de telas, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível. Falando em sistema acessível, o Orca já vem instalado como recurso de acessibilidade padrão em algumas distribuições Linux, permitindo assim que o deficiente visual instale o sistema sem o auxílio de um vidente. Como o Linux possui muitas distribuições, sugiro aos interessados baixar a versão Linux Acessível.org ou o Projeto PenDrive F123.org.
Desenvolvedor: Accessibility Program Office of Sun Microsystems
Versão: 3.0 (Gratuito e de Código Aberto)
5. DosVox
Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um Sistema Operacional
completo rodando em ambiente Windows.
Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada.
Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo
com uso prolongado. Talvez por isso o DOSVOX seja o leitor de telas mais indicado para
crianças, jovens ou para um usuário que esteja começando a usar um computador.
Dentro do sistema você encontrará editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico,
programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras
tantas funcionalidades.
Desenvolvedor: Núcleo de Computação Eletrônica da (UFRJ) | Versão:5 (Gratuíto);